Pesquisar neste blogue

Visão Sistémica - «Comunidade»


A Comunidade é todo o âmbito de interacção com o qual o Indivíduo interage e do qual, fora do Clã Familiar, depende a sua sobrevivência.

Nisso podemos incluir:
  • os grupos de amigos
  • os clubes a que pertencemos
  • as Associações de carácter Cultural e Religioso
  • os grupos secretos/fechados . As Irmandades.

Em todos, o Indivíduo estabelece vínculos que determinam a sua dependência e até sobrevivência dentro e fora do grupo.

Em todas as situações de relação com mais de duas pessoas, os vínculos estabelecidos são de Honra ou Lealdade.

Quando o Indivíduo começa a sentir-se desajustado da realidade do grupo/comunidade essa Honra e Lealdade é colocada em causa e pode ter, conforme o grau marginal da relação, carácter de "sobrevivência".

Assim, se a ruptura se dá, o vínculo permanece, mas sente-se como um alívio. Embora momentâneo esse alívio cria um espaço no tempo que fica registado no nosso campo sistémico e que irá, mais cedo ou mais tarde, pedir reabilitação.

Essa cobrança actua de forma inconsciente e dá-se no próprio, num outro grupo a que pertença, ou surgirá cobrado a um descendente.

Basta pegar nos jornais diários, ir ao cinema ou ver uma peça de teatro.


A relação de cooperação será tanto ou quanto mais sã, quanto o Indivíduo conseguir manter uma certa "independência interior" mas que o coloca numa situação de quase "à margem".

No entanto e ainda assim, é um lugar instável e que requer o reconhecimento da Dinâmica que se impõe sobre a "não inclusão" social.



Sem comentários:

Enviar um comentário